Klaus Nomi nascido dia 24 de Janeiro de 1944 foi um cantor contra-tenor alemão, reputado pelas suas notáveis atuações vocais e invulgar personagem de palco, que se tornou um ícone do início dos anos 80. Morreu de AIDS em 1983, uma das primeiras celebridades a morrer com a doença.Nomi mudou-se da Alemanha para Nova York em meados dos anos 70. Após um encontro fortuito num nightclub, David Bowie contratou-o como cantor de suporte para uma actuação no Saturday Night Live em 1979. Nomi também colaborou com Manny ParrishNomi é lembrado pelos seus espectáculos bizarramente teatrais, onde usava bastante maquilhagem, roupa invulgar e penteados altamente estilizados. As suas músicas eram igualmente invulgares, desde interpretações de ópera clássica acompanhadas por sintetizadores a covers de músicas como The Twist de Chubby Checker. Nos anos 90, Nomi era frequentemente mencionado nos monólogos de Dennis Miller como uma das suas referências obscuras favoritas.
Infância: Klaus Nomi nasceu com o nome de Klaus Sperber em ImmenstadtBavieraAlemanha a 24 de janeiro de 1944. Na década de 1960, ele trabalhou como atendente na Ópera Alemã de Berlim (Deutsche Oper) em West Berlim, onde cantava para os outros porteiros e equipe de manutenção em palco na frente duma cortina de fogo, após as apresentações. Nesse tempo, ele também cantava árias de ópera na discoteca gay de Berlim Casino Kleist.
Ópera misturada a batidas eletrônicas. Visual alienígena e interpretação teatral bizarra. Parece um bom esboço de personagem para um livro de ficção científica? Pois com essa peculiar estética o contratenor alemão Klaus Nomi tornou-se um dos ícones no cenário musical da geração dos anos 1980. Klaus Sperber nasceu em 1944 (um ano antes do final da 2a. Guerra Mundial); adotou o codinome Klaus Nomi após mudar-se para Nova York, em meados de 1970.
O resultado da performance de Klaus foi curioso: sua apresentação terminou com um acidente caótico de luzes estroboscópicas, bombas de fumaça e altos efeitos sonoros eletrônicos, que fizeram Klaus Nomi recuar em meio à fumaça. Relembrando o incidente, Joey Arrias, também artista performático, disse certa vez: "Eu ainda fico arrepiado quando penso sobre isso... Era como se ele fosse de outro planeta e seus pais tivessem chamando-o para voltar para casa. 

Quando a fumaça se dissipou, ele se foi". O fato é que a reação foi tão esmagadoramente positiva que Klaus foi convidado a se apresentar em diversos clubes em Nova York.Em 1979, um ano após sua apresentação no Irving Plaza, David Bowie o convidou a participar como backing vocal no Saturday Night Live. Ao contrário do grande sucesso que Bowie atingiu por seu desempenho no programa, a carreira de Klaus Nomi nunca disparou. O artista permaneceu no cenário underground até morrer em 1982, em decorrência da Aids.O contraponto parece ser um conceito recorrente não apenas na música de Klaus Nomi (sonoridades distintas, entonação direta e inglês com forte sotaque alemão) como também em seu visual, que busca a fusão estética da Bauhaus (performance similiar aos movimentos corporais do Balé Triádico criado por Oskar Schlemmer) e do visual gótico (maquiagem pesada e bem marcada), ambos encapsulados no universo tecnológico de seu figurino monocromático de cortes retos, pontudos, concebido em material plástico brilhante.
Escrito e dirigido por Andrew Horn e lançado em 2004, o documentário "The Nomi Song" revela o universo artístico de Klaus Nomi. Com o subtítulo Ele veio do espaço para salvar a raça humana Horn apresenta a construção estética do personagem Nomi, analisando seu papel no cenário cultural da Nova York dos anos 1980.
fonte_httpjoonbug]dot]com.jpgColeção Primavera 2009, de Jean-Paul Gaultier
A sonoridade de Klaus Nomi influenciou diversos artistas do cenário pop/disco, como Devo, Talking Heads e o próprio David Bowie. O visual irreverente do performer também exerceu grande influência em marcas como Givenchy e Paco Rabanne. Em 2009 a coleção Primavera de Jean-Paul Gaultier foi inspirada em Klaus Nomi, homenageando o artista com trechos do documentário "The Nomi Song" durante o desfile, comprovando ainda que tardiamente sua importância no cenário artístico-cultural.
créditos: wikipedia / obvious