Os temas não são novos. Mulheres usam roupas masculinas desde os anos 1930 e a homossexualidade feminina é explorada desde a invenção da fotografia. O que tem de fresco é que os motes são recorrentes e aparecem em diversas campanhas.
Versace deu o pontapé nessa tendência com a campanha de inverno 2008 fotografada por Mario Testino, que trazia as modelos Isabeli Fontana e Natalia Vodianova em poses que simulavam que tinha algo rolando.A campanha inverno 2009 da Chanel, fotografada por Karl Lagerfeld, também sugere um clima entre as modelos Freja Beha Erichsen e Heidi Mount, que posaram na casa do próprio estilista em Vermont. O clima é meio século 19 e Lagerfeld escolheu dar às imagens efeito sépia, reforçando essa conexão com o passado.Já a campanha do designer italiano de acessórios Cesare Paciotti é mais explícita e as modelos Constance Jablonski e Eniko Mihalik aparecem em poses ousadas, entrelaçando pernas ou com as mãos no corpo da colega. As fotos são de Mario Sorrenti. Um clima também rola entre Juliana Paes e Cléo Pires, vestidas de nadadoras na campanha verão 2010 da Arezzo. Dirigidas por Giovanni Bianco, as fotos foram feitas numa piscina com as atrizes dentro d¿água.A brincadeira com a sexualidade também aparece com modelos em looks andróginos ou vestidas de homem. A modelo britânica Agyness Deyn foi fotografada para a campanha da Uniqlo ao lado do modelo Luke Worral e apesar de roupas diferentes, a pose e os cabelos estão parecidos. Agyness gosta de misturar elementos masculinos em seu guarda-roupa pessoal e já posou em looks andróginos em outras campanhas, como a do perfume Ma Dame, de Jean Paul Gaultier. Pois é o estilista francês que nos dá a segunda imagem andrógina da temporada, com a top brasileira Raquel Zimmermann como modelo das linhas feminina e masculina da grife.
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