1.Errar a mão na base.
O ideal ao comprar uma base é testá-la na pele do rosto. Sempre ouvir dizer para testar na mão ou no pulso, mas se você olhar bem, não temos o mesmo tom de pele nas mãos e nos rosto, por isso eu acho mais garantido fazer isso na testa. O tipo ideal de base também faz toda a diferença na hora de começar a fazer o make. Tem gente que parece que está rebocando uma parede com tanto pancake, corretivo e pó. No final, fica com aquela pele grossa, coisa horrível. Isso quando não tá calor e a pessoa começa a derreter. Terror.

2.Boca ou olho.
Não que seja proibido dar evidência aos dois. Salvo em algumas raras ocasiões – quando digo raras, é porque realmente são raras, quase em extinção – o ideal é escolher um ou outro para trabalhar. Boca nude tá na moda, então aproveite para caprichar num olho preto ou com degrade de sombras. Agora que você quer arriscar um batom com cor, passa só um rímel no olho que tá ótimo.

3. Sombra combinando com a cor da roupa.
Estou cansada de ver por ai gente que acorda no espírito da pantera e investe no cor-de-rosa dos pés a cabeça. Se você vai vestir cor de rosa, coloque apenas algum detalhe na cor, tipo um gloss mais rosado ou um blush no tom. Por favor, nada de degrade de sombra rosa, blush rosa, batom rosa, biju rosa, roupa rosa e sapato rosa. Garota, não faça isso! Lembre que na maquiagem tudo são detalhes. Se você quer usar um degrade de sombra com cores fortes, a roupa tem que ser neutra. No máximo do máximo um sapato para acompanhar, mas tem que ter cuidado ao escolher. Maquiagem é detalhe… ela tem que encaixar naturalmente no look e não ser a estrela da arvore de natal.

4.Errar a mão no blush.
O blush foi criado com a única finalidade de dar um ar saudável ao make. Claro, hoje temos muitas variações – o meu favorito é o Chanel 63, quase vinho – mas tudo tem um limite. Lembre-se que blush não é sombra, então você tem que espalhar bem para evitar concentrações desnecessárias e ficar parecendo aquelas bonecas antigas.

5. Batom no dente.
Eu sou fã declarada de batom (apesar do gloss estar em alta). A textura do batom me seduz. Contudo, vamos ao erro mais comum das pessoas, encher a boca de batom em todos os ângulos e ficar com batom no dente depois. Minha dica é: passe batom com a boca fechada. Sempre vi gente que abre a boca e passa batom. Desse jeito, você acaba colocando batom na parte interna da boca, o que não é legal. Testa a minha dica uma vez que dá certo.

6. Quantas camadas de rímel mesmo?
Depende de onde você está indo. Para uma balada, pode se empolgar e passar até os cílios ficarem com uma textura linda. Segunda-feira de manhã, quando você estiver indo trabalhar, é uma camada apenas, nada de efeito postiço, pelo amor de Deus.



 7. Lápis Preto.
Adoro lápis preto, mas vamos combinar uma coisa: o bichinho dá um trabalho do cão. Derrete pelo lado, escorre no rosto, sai… enfim, passar lápis preto é atestar uma ida ao banheiro de meia em meia hora para verificar. Eu já testei várias marcas (sim, umas reagem melhores que outras, mas isso rende outro post) e constatei que todas merecem atenção. Fica muito feio quando o lápis mancha o rosto ou quando foi passado em excesso e vira umas olheiras horríveis.

 8.  Para que serve um corretivo?
Para disfarçar manchas e ficar escondidinho atrás da base. Se você for usar corretivo, tem que passar uma base por cima por mais rala que seja, só para deixar a pele homogênea. Estou cansada de ver por aí gente que passa corretivo na olheira e deixa por isso mesmo. Fica até pior.
  
9. Gloss.
Gloss está em alta e, por favor, use. O que fica feia é passar um batom super forte por baixo com o gloss por cima, ai fica aquela coisa brilhante, melecada, manchando copos, roupas e pessoas por ai. O gloss dá um efeito molhadinho mesmo, mas se passado em grande quantidade, fica brega


10. Virei um panda.
O pior de todos: ir dormir sem tirar a maquiagem e no outro dia acordar como um panda. E não adianta lavar só o rosto. Tem que remover a maquiagem com produtos que foram feitos para isso. A cara amanhecida com maquiagem fica oleosa e manchada. O melhor é lavar o rosto com algum sabonete adstringente e passar um removedor principalmente na área dos olhos.