All T, All Shade – Toda a Verdade, Toda a Sombra. Muito utilizado por Coco Montrese durante a 5ª temporada, entre recalques e desabafos magoadézimos com Alyssa Edwards. Existem variantes, como “No T, All Shade” (nenhuma verdade, só veneno); “All T, No Shade” (pra quando você está apenas dizendo “a verdade” – mentira); “No T, No Shade” (pra quando você está realmente apenas dizendo “a verdade” - especialmentementira).
American Horror Story: Coven – Um spin-off derivativo das ideias apresentadas ao longo das temporadas de RuPaul’s Drag Race, com tanto shade quanto.
“BACKROLLS?” – Choque de realidade sofrido pela drag Alyssa Edwards durante a 5ª temporada.
BAM! – Catchphrase da drag Alexis Mateo (3ª temporada), que era tão simpática, né?
Bottom Two – As duas drags com os piores visuais da semana são indicadas à eliminação. Em seguida, elas têm que lip-synch for their lives para serem salvas. Quem perder tem 5 minutos para sair do programa ou cães selvagens a perseguem pelo estacionamento do estúdio (mentira, mas imagina que loco?).
Caixa – Objeto quadrado inanimado de onde, conforme o feitiço, uma drag chamada Shangela pode saltar, sem aviso prévio. Cuidado.
“Can I Get An Amen?” – Em português, “Posso conseguir um Homem?” Frase que RuPaul sempre diz no final de cada episódio. (?)
Charisma, Uniqueness, Nerve, and Talent – Os 4 elementos essenciais que formam uma drag queen perfeita e – cá entre nós – automaticamente desclassificam internamente metade das drags que se inscrevem a cada temporada.
Clock – “to clock” alguém é dar aquele reality check na drag meio delusional pra botar ela no seu lugar (o chão, geralmente). Não tem um termo certo em pt-br, então vamos com “relojoada”.
Detox (5ª Temporada) – Drag com o superpoder de mudar de pigmentação. Apareceu em preto e branco no finale da sua temporada (não é spoiler, fique tranquilo), garantindo assim que ninguém pudesse fazer a mesma stunt sem a estar referenciando. Adicionalmente, Detox tem o melhor eyeroll game de todas as drags que já passaram pelo programa. Sério, ninguém revira os olhos que nem ela.
Eyeroll Game – Do ato de revirar os olhos para outra drag quando ela está merecendo. Especialmente usado durante os episódios do Untucked. Detox, participante da 5ª temporada, é a que melhor usa esta ferramenta.
Fishy – Termo drag para quem está com visual feminino. “Serving fish” = “Servindo feminilidade”, mas não vamos desconsiderar todas as variantes da expressão, sim? As drags mais práticas servem merluza, as mais criteriosas, salmão. As mais simples curtem um atum, e as mais elegantes preferem servir hadoque com um toque de limão. Tem tipos suficientes de serving fish para todo mundo viver feliz.
Gagging! – Se você não sabe o que é GAG na ELEGANZA de alguém sem uma explicação, esse programa não é para você.
Gold Bar – Bar adjacente ao Interior Illusions Lounge com decoração dourada anos 70. É onde drags vão para chorar.
HDS – High-Definition Shade, um shade com maior qualidade de ofensa, 720pi ou 1080pi dependendo do quão venenosa for a intenção.
The Hunger Games – Filme favorito da drag Chad Michaels (4ª temporada), que não conseguia não dizer “may the odds be forever in your favor” a cada três frases.
Hunty – Uma mistura de “honey” + “cunty”. Um video de alguns segundos da vilanesa da 4ª temporada, Phi Phi O’Hara (com um visual horrendo), surgiu em 2012 explicando o que era. Apesar de ter sido ela a introduzir o termo (geralmente as pessoas apenas ficam “Phi Phi, I just can’t”), ele pegou no universo de RuPaul.
“If you don’t love yourself, how in the hell are you gonna love anybody else?” – Frase dita e repetida no final de cada programa por RuPaul. A essa altura já evoluiu para uma espécie de mantra espiritual, e frequentemente velhas senhoras portuguesas vestidas de preto trocam visitas anuais a Fátima por uma visita ao estúdio onde RuPaul é gravado, apenas pela chance de ouvir essa frase de perto, do lado de fora do estúdio de gravação.
Interior Illusions Lounge – Um lugar onde drags tomam seus drinques e, em alguns casos, jogam o conteúdo dos seus copos em outras drags, o que é um desperdício de bom álcool, se quiserem saber a verdade. Também um lugar onde já aconteceram mais intrigas, confrontos e guilhotinagens que em qualquer corte francesa do século XVIII e onde a equipe de limpeza tem que entrar com máscaras após a gravação do programa, devido ao shade venenoso no ar.
Lip-synch – Modalidade de canto inventada e aperfeiçoada por Britney Spears, uma de suas muitas invenções e contribuições à Humanidade. As duas drags indicadas para eliminação têm que fazer uma performance de lip-synch com base numa música escolhida por RuPaul (lipsynch for your life).
Michelle Visage – Ela fica à direita de RuPaul no painel de jurados, e tem propensão a usar vestidos com decote profundo, como uma juíza italiana com sede de justiça. Tem aversão à cor verde.
Party City – Um lugar onde a drag Phi Phi O’Hara (4ª temporada) aparentemente sofreu horrores, de tal forma que não consegue nem pensar sobre sem ficar agitada. Quando irritada (ou seja: sempre), Phi Phi deseja que suas inimigas sejam enviadas para lá, na esperança de que sofram tanto quanto ela – ver duelo épico entre ela e Sharon Needles na 4ª temporada. Apesar do nome, não é realmente uma cidade de festas (imaginem só?) e sim uma loja de fantasias.
Pink Box – Caixa rosa e peludinha que fica no Gold Bar e onde pequenas ~atividades recreativas~ aguardam as drags enquanto os seus looks são dissecados pelos jurados. De alguma forma, todas as drags até agora resistiram ao impulso de ficar abrindo e fechando a tampa da caixa bem rápido para fingir que ela está falando, como um objeto de Harry Potter.
Pit Crew – Gangue semi-nua que está lá para ajudar nos desafios, quando necessário. Quando não necessário, eles estão apenas lá, de sunga, just because. 
Read – “To read”. Relacionado ao ato de jogar shade e o que drags fazem regularmente umas com as outras.
RuPaul – Divindade enviada à Terra em era indeterminada para lançar luz sobre a Humanidade. RuPaul chegou numa nave (brevemente vista nos promos da temporada 4), vestida de Glamazon, para orientar e passar seus ensinamentos sobre tolerância e família, além de como se vestir propriamente e a lutar pela própria individualidade.
Santino – Jurado fixo no painel, senta-se à esquerda de RuPaul. Embirra com algumas drags específicas de tempos em tempos, sem motivo aparente. Participou de Project Runway e sobreviveu a todos os “Auf Wiedersehen” disparados por Heidi Klum no seu ciclo.
Shade – Melhor definição da palavra. Basicamente o idioma e moeda corrente do programa.
Shantay, You Stay / Sashay Away – Palavras que determinam a futura permanência de todas as drags na competição. Originalmente surgiu na música de RuPaul,“Supermodel (You Better Work)”. Descobriu-se que sua origem remonta à Roma Antiga, mas no filme Gladiador decidiram trocar a expressão por um dedão para cima ou para baixo para determinar se o gladiador perdedor seria ou não comido por um leão na arena.
Sickening – Quando uma drag está com um visual tão fierce e incrível que ela se torna “enjoativa”. Se os jurados vomitarem em jato quando alguma drag aparecer no runway, pfv entender como um elogio extremo. Se apenas ficarem nauseados, entender como um elogio leve. Se ninguém passar mal, bom… espero que a drag tenha decorado a letra toda da música do lip-synch.
Snatch Game – Um jogo onde você tem que se vestir e portar como uma celebridade à sua escolha e responder perguntas como se fossem elas. Geralmente um desafio tradicional da competição e onde imitações da Lady Gaga vão para morrer. Na maior parte das vezes, rende boas risadas até alguém ir longe demais (sempre) e o clima ficar azedo.
Truth Tea – Chá da Verdade. Servido geralmente quando drags acordam do lado esquerdo da cama e chegam no estúdio de gravação com espírito vingativo e prontas pro ataque.
Untucked! – Programa alternativo que mostra o que acontece no Interior Illusions Lounge enquanto os jurados deliberam os looks da noite. Muitas vezes ilustra algumas das carnificas mais sanguinárias da história moderna.
Werk – Work, mas com um “e” para dar aquele toque mediterrâneo e feroz. 
font: http://spoilers.tv.br/