Genderqueer (GQ; ou não-binário) é um "termo guarda-chuva" (termo que, neste caso, embarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de gênero que não sejam exclusivamente homem nem mulher, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade. Pessoas que se identificam como genderqueer podem ter variadas identidades de género, entre as quais:
  • tanto homem quanto mulher (pessoa bigênera, trigênera, pangênera)
  • nem homem, nem mulher (pessoa sem gênero, agênera)
  • fluida entre os gêneros (gênero fluido)
  • terceiro gênero ou outro-gênero; incluindo pessoas que não nomeiam seu gênero


Historia:
A palavra genderqueer tem origem nos anos 90, e começou por ser chamada "Gender Queer" antes que se tornasse uma única palavra. O significado original era literalmente "queer gender", traduzido para Português como "género estranho".
O uso mais antigo da palavra é atribuído a Riki Anne Wilchins, ativista dos direitos LGBT+, que utilizou o conceito na primavera de 1995 na newsletter In Your Face.
~
O Facebook, até um tempo atrás ele só dava a opção masculino e feminino para os gêneros, e de um tempo pra cá houve uma atualização que (poucas pessoas sabiam) agora você pode colocar qualquer gênero no facebook, ISSO MESMO, qualquer gênero!!

Gênero> Personalizado
Sexo> (escreva e aparecerá as sugestões voce so clicar na certa da sua preferencia)Qual pronome você prefere?> (o facebook ira mostrar 3 opções: masculino, feminino e neutro)

Minha Historia:
Eu particularmente me identifiquei com Genderqueer há anos, mais foi nesse ano que soube que é algo normal e natural, é confuso para mim sim, confesso, mais lendo sobre e vendo coisas a respeito, eu vou me identificando mais e mais ainda, eu sempre quis não ter sexo algum, como um anjo sabe? ter uma aparecia andrógina mais sem nenhum sexo cis, não me ofendo quando alguem usa o termo "ele" ou ''ela'' comigo, não vejo nada de ruim até porque quase ninguém sabe que sou genderqueer, inclusive uma pessoa sabe, que por sinal é também e fez um video MARAVILHOSO, a respeito sobre o assunto, vale MUITO a pena assistir e dar um gostei, porque é dos poucos videos em português no youtube.